dadas
Este ano as turmas de 3º ano de Arraiolos (C e D) desenvolveram dois pequenos projetos no domínio da Educação Literária. Foi um trabalho de articulação curricular, no qual o principal objetivo era “Ler para apreciar textos literários”. Todos ficámos a conhecer o conto “O mercador de coisa nenhuma” de António Torrado, a partir do qual inventámos outras histórias, com palavras como: Alá, Abdul-ben-Fari, Racib, Abjul e outras que daí retirámos, sem que ainda soubéssemos que o mercador de coisa nenhuma era somente um vendedor de sonhos.
Se também tu gostas de sonhar, deixamos-te este desafio. Copia o link e lê https://pt.calameo.com/read/006461187e13d308aaf6f. Também podes ir ao blogue da biblioteca, consultar o Jornal Escolar e clicar. É uma obra das Metas Curriculares do 3º ano de escolaridade, que também está na tua Biblioteca Escolar. Nós gostámos. Por isso, deixamos esta sugestão para as férias.
Depois, fomos poetas. Ouvimos ler poesia, entrámos na Casa do poeta brasileiro Vinícius de Moraes e na Casa da Poesia de José Jorge Letria. Queres ir lá? Para entrares na primeira, copia o link e escuta A CASA - VINICIUS DE MORAES E TOQUINHO - YouTube. Se preferires podes voltar ao blogue da Biblioteca Escolar e consultar esta notícia no Jornal on line. É só clicar! Para entrares na segunda casa, tens mesmo que ir à Biblioteca. O livro “ A casa da poesia” de José Jorge Letria está lá disponível para todos. É só requisitar e ler.
Por fim, ouvimos ler e lemos poemas do livro “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo. Esta pequena obra, que também está na tua Biblioteca Escolar e faz parte das Metas Curriculares do 3º ano, tem poemas muito bonitos! Uma alegre menina pode ser uma papoila, basta olhar para ela com olhos de poeta. E nós aprendemos a fazer isso. Também lemos o poema “Cortar” e percebemos que quando cortam árvores a terra chora e de tanto chorar já nem as mãos de uma criança a conseguem calar. Depois, fizemo-nos poetas e a partir do poema “ Que o silêncio/ verde…”, também retirado dessa obra, escrevemos o nosso poema, que aqui deixamos, para que nas férias, a tua atuação tenha em conta a nossa mensagem:
Que o silêncio/azul…
Que o silêncio
Azul
Do mar
Não saiba nunca
O silêncio
Negro
Do lixo
Esta é a mensagem de todos os meninos do 3º C e D da Eb1 de Arraiolos e das professoras Graça Amante, Joaquina Silva e Paula Rita.
Boas férias, boas leituras e boas práticas!